Sobre o projeto
O Projeto Ciência na Mala tem como objetivo primordial fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico em crianças e adolescentes, além de promover a popularização do conhecimento científico de uma forma lúdica e acessível a toda a população. Isso não se limita apenas às salas de aula, mas se estende a ambientes não formais, como praças e outros espaços públicos.
Através de abordagens inovadoras e envolventes, busca desmistificar a ciência e torná-la parte integrante da vida cotidiana, incentivando a curiosidade e o interesse por descobertas científicas em todas as idades.
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A paixão pela educação e pela ciência é o motor que impulsiona a jornada profissional desses dois professores que estão sempre em busca de maneiras inovadoras de inspirar o aprendizado e a curiosidade em seus alunos.
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QUEM SÃO​​
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Elias João de Melo
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional de Blumenau, com uma trajetória acadêmica que inclui um Mestrado em Educação pela mesma instituição. Há mais de 25 anos, vem dedicando sua carreira à educação, tendo atuado tanto em escolas públicas quanto particulares, no ensino de Ciências. Além disso, teve o privilégio de contribuir para o nível superior, lecionando em cursos de Licenciatura.
Sua trajetória profissional se destaca pela intensa participação em programas de pesquisa, com ênfase na área de fauna e flora. No entanto, seu verdadeiro foco tem sido a formação e pesquisa de processos de formação de professores, especialmente no contexto de Clubes de Ciências. Nesse âmbito, ocupou a função de supervisor e posteriormente de coordenador do Programa PIBID de Biologia pela Universidade Regional de Blumenau entre os anos de 2012 e 2017.
Entre 2005 e 2022, teve a oportunidade de fundar e gerenciar Clubes de Ciências em escolas públicas na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Essa experiência permitiu o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, além de formar professores pesquisadores com uma abordagem reflexiva e investigativa. Esses esforços resultaram na publicação de mais de uma dezena de artigos científicos em diversos eventos tanto no Brasil quanto no exterior.
Em uma mais recente atuação na educação formal, desempenhou a função de professor de Ciências na rede municipal de Navegantes, SC até julho de 2023. Um elemento marcante em toda a sua carreira é o compromisso com a experimentação científica e o diálogo como estímulos essenciais para a motivação e envolvimento dos estudantes nos processos educativos que desenvolve.
Raquel Welinski de Abreu
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional de Blumenau, com experiência em educação desde 2012, quando iniciou sua atuação na área como bolsista do Programa de Iniciação à Docência - PIBID. Foi professora de Ciências na rede pública de Blumenau e Navegantes, ambas em Santa Catarina nos últimos anos, além de ter experiência, também, na tutoria do Curso de Ciências Biológicas no ensino superior.
Possui diversas publicações na área da educação, assim como participações em congressos, simpósios e outros eventos regionais, estaduais e nacionais.
Desde seu primeiro contato direto com a área, tem o desejo de fazer Ciência de forma significativa, que faça sentido não só para os estudantes, mas para sua própria formação como professora e além disso, como ser humano.